Total de visualizações de página

sábado, 16 de setembro de 2017

Visão comparativa e comentada do DAMA-DMBoK®V2-Parte II


Vamos começar a parte II repetindo o Diagrama adaptado do DMBoK® V2.


     Figura 01-Visão geral do DAMA-DMBoK® V2, adaptado pelo autor. Fonte: DAMA-DMBoK®V2

Pode-se observar que:
      O Diagrama DAMA(Dama Wheel), agora aparece com 11 áreas de conhecimento (AC),   trazendo como novidade a fatia de Integração e Interoperabilidade de dados(inexistente explicitamente no DMBOK1, embora fosse tratado em várias disciplinas, como MDM, DW, QD, etc), além de mudanças cosméticas nos nomes das fatias/disciplinas, que perderam a palavra Management. Somente a AC(Área de Conhecimento) Documento e Conteúdo, permaneceu com a palavra “Management”. No texto a AC Metadados é referenciada também como Gerência de Metadados. Para conhecer melhor essa nova disciplina do DAMA-DMBoK®V2, assista o vídeo de Chris Bradley, no link a seguir: goo.gl/4CY88G
      Os Fatores Ambientais , representados pelos hexágonos, sofreram algumas modificações. No DAMA-DMBoK® apareciam: Organização&Cultura; Atividades; Entregáveis; Papéis&Responsabilidades; Práticas&Técnicas e Tecnologia.  No DAMA-DMBoK®V2 permanecem Papéis&Responsabilidades; Atividades, surge  Ferramentas;  Organização&Cultura; Técnicas(sem práticas) e Entregáveis. A palavra Tecnologia entra com Processo e Pessoas, num nível de agregação acima, ficando Pessoas(Papéis e Responsabilidades); Processos(Atividades e Técnicas) e Tecnologia(Ferramentas e Entregáveis).

               Figura 02-Fatores Ambientais, adaptado pelo autor- Fonte: DAMA-DMBoK®V2

     Os Diagramas de Contexto de áreas de conhecimento(AC), também foram modificados:
      No DAMA-DMBoK® apareciam, para cada disciplina/fatia: Definição, Missão, Objetivos, Entradas, Fornecedores, Participantes, Ferramentas, Entregáveis primários, Consumidores e Métricas. No miolo, as Funções daquela fatia,
            –      No DAMA-DMBoK®V2 aparecem: Definição, sai Missão, Objetivos, Entradas, Fornecedores, Participantes, Entregáveis, sai primário, Consumidores . As Métricas, Técnicas e Ferramentas aparecem como direcionadores técnicos, enquanto dos objetivos saem os direcionadores de negócios.  Aparecem também, para cada fatia(Área de Conhecimento) um ciclo de vida composto de : Planejamento( P ), Controle ( C ), Desenvolvimento (D) e Operações(O).

              Figura 03-Diagrama de Contexto, adaptado pelo autor- Fonte: DAMA-DMBoK®V2

  -      O DAMA-DMBoK® V2 resolveu trazer também algumas concepções de autores famosos na seara de Dados e que sempre estiveram na proximidade do Modelo. Por exemplo, a Pirâmide de Peter Aiken (ex-presidente da Dama International), que procura usar as áreas funcionais para descrever a situação em que muitas empresas se encontram. Não chega a ser um diagnóstico de dados, mas serve, principalmente para empresas que começaram o processo de adoção de GD sem uma estratégia muito definida. Muitas empresas começam essa incursão em direção à melhoria dos dados, levadas por impulsos ou projetos isolados. A compra de uma aplicação com Bancos de dados, por exemplo, pode levar a empresa a colocar os olhos sobre modelagem e projeto de dados, armazenamento, segurança etc. A essa fase seguirão outras, por exemplo, como uma preocupação com a qualidade dos dados, que dependerá de Metadados e de uma arquitetura estável e bem definida. A seguir, para que essas práticas sejam disciplinadas, aparecerá a necessidade de Governança de dados, que poderá alavancar a gerência de dados mestres, referenciais e de documentos. Essa é a visão da pirâmide de Aiken , apresentada no DAMA-DMBoK® V2, ou seja uma costura progressiva e temporal das diversas disciplinas do DMBoK®, pelo gradativo aparecimento de suas necessidades de dados. A empresa começa por uma das áreas de conhecimentos (fatias), por um motivo específico e segue, com certa lógica, realizando uma conexão com as outras, tecendo dessa forma a malha da Gestão de dados;

      O DAMA-DMBoK®V2 também trouxe uma proposição semelhante, desenvolvida por Sue Geuens(presidente da DAMA International e agora na Infosys-Inglaterra), na qual se estabelece também necessidades iniciais de dados(como um projeto de BI ou Analytics, etc) que vai , progressivamente, demandando outras áreas de conhecimento e montando um diagrama em camadas com certa dependência funcional entre as fatias do DAMA-DMBoK®V2. Tem similaridade com a proposta de Aiken;                  
      Nesse contexto, o próprio DAMA-DMBoK®V2 apresenta um framework mais evoluído, quando comparado à frieza do antigo Diagrama DAMA(Dama Wheel). Nesse diagrama há o aparecimento de novos conceitos, além das 11 disciplinas/fatias tradicionais. Há uma camada superior de Supervisão que é a Governança de dados(que na roda DMBOK ficava no centro), com elementos novos como Valoração de dados, Princípios e Ética sobre os dados, além das conhecidas Políticas e Stewardship. São aspectos fortemente ligados à mudança cultural, como lembra o primeiro bloco deste framework.  No meio, aparece um outro bloco, com ênfase na gerência de ciclo de vida, por onde desfilam as Áreas de Conhecimento, separadas por Planejamento e projeto(Arquitetura e Modelagem e Projeto de dados); Uso e Melhoria(Armazenamento e Operação de dados, Integração e Interoperabilidade, MDM, RDM,DW e aparece Big Data, como novidade) e Ativação e manutenção(BI, Uso de Dados Mestres, Gerência de Conteúdo e Documento, Monetização de dados, Análise Preditiva e Data Science). Observe que os conceitos emergentes e atualíssimos de Big data, Data Science, Monetização, etc agora já aparecem no radar detalhado do DAMA-DMBoK®V2.
      Finalmente, como Bloco de atividades pilares, aparecem: Gerência de Riscos englobando Segurança, Privacidade e Compliance, Gerência de Metadados e Gerência de Qualidade de dados.

      Esse novo diagrama do DAMA-DMBoK®V2, agora em blocos e camadas, estende a antiga Dama Wheel e incorpora conceitos que se faziam necessários nesse novo ecossistema de dados. Dessa forma, o novo framework apresenta a sua Dama Wheel evoluída, com todos os elementos anteriormente descritos e elementos entrantes como Data Science, Visualização de dados, Monetização de dados, Análise preditiva, Stewardship e Ownership(gestão e propriedade dos dados), drives para mudança cultural, princípios e ética sobre os dados, Classificação de dados, Valoração de dados e Avaliação de maturidade em dados. Esses conceitos são fundamentais no novo ambiente de dados onde pontos como Monetização estão a reclamar estudos e visões acadêmicas mais profundas para se designar valores diretos sobre os dados. 


              Figura 04-Diagrama DAMA-DMBoK® V2 Evoluído, adaptado pelo autor. Fonte: DAMA-DMBoK® V2

Notas:

DAMA-DMBoK® e DAMA-DMBoK®V2 são marcas da DAMA International e DAMA Brasil.
DCAM é marca do EDM-Council
DMM é marca do CMMI-Institute

2 comentários:

  1. Boa tarde.

    Estou gostando muito de seus posts. Estou com uma duvida. Ainda é boa pratica criar mnemônicos para nomes de tabelas e colunas no modelo físico?

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério, boa tarde. Sim, hoje há uma necessidade clara de separar os nomes dos dados no plano de negócios do plano físico de BD, BI, etc.No plano de negócios o termo ou dados tem uma definição rica, extensa e no plano físico aquele dado é representado pelo acrônimo, ou uma representação simplificada. Ambos devem estar conectados dentro do Glossário de dados.

    ResponderExcluir